Imagem Televisiva e Espaço Político

Bom dia! Como tarefa da aula do dia 01/07, tivemos que assistir a palestra do Vilém Flusser, que tem como tema a imagem televisiva e o espaço político durante a história. Da palestra, entendi que existem duas maneiras de se explicar o mundo: através da imagem e através da escrita linear, tendo sido a última criada como forma de explicar a primeira. Quanto ao palestrante, notei que o mesmo toma o lado da escrita como meio eficaz de disseminar informação, questionando a real possibilidade de análise crítica, em uma sociedade na qual as imagens dominam tais meios, uma vez que, segundo Flusser, a fotografia retira a possibilidade de obtenção de um ponto de vista, criando um grande potencial para a alienação. Realmente, nos dias de hoje, vemos como imagens são utilizadas de forma distorcida, de maneira política e errônea, "alienando" a sociedade (como por exemplo, as Fake News").

Resumindo, a maneira como a informação é exposta é responsável, parcialmente, por como a mesma será absorvida por quem a vê, o que faz com que seja tirado proveito para benefícios próprios, o que torna a imagem política. 

Questões: 

- Com o aumento dos meios de disseminação de imagens, a tendência é que cada vez mais se intensifique a "alienação", com a consequente redução da existência/análise dos diferentes pontos de vistas?

- É possível, mesmo com a existência da fotografia retornar à realidade anterior, quando havia realidade por trás das imagens?

- Há como desenvolver pensamentos críticos na realidade atual, mesmo com a disseminação de fotografias e imagens?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre Mim:

Sketchup Sensitivo - Versão final

Objeto Vestível - Versão Final